sábado, 2 de abril de 2011

Caixa sensorial - verão

Minha mãe é professora, e ela andou visitando alguns blogs estrangeiros de mães que educam seus filhos em suas próprias casas, ela descobriu as caixas sensoriais, achou bastante interessante e resolveu fazer um teste com seus alunos. Como estávam trabalhando o verão e dentro deste tema os animais aquáticos, a caixa seguiu a mesma linha, em uma caixa de plástico ela colocou areia, conchinhas de tamanhos e cores diferentes, bolinhas coloridas, pecinhas de bijuterias em formato de seres marinhos, forminhas (daquelas de baldinhos de praia) em forma de animais aquáticos, um barquinho, algumas plantinhas de plástico, um bibelô de vidro que tem água e um peixinho plástico dentro.





Ela fotografou algumas pecinhas, imprimiu em um papel mais rígido e plastificou, fazendo um cartão de orientação.


Levou para sala na espectativa de como as crianças iriam aceitar e reagir. Foi o máximo, eles ficarm muito empolgados com a novidade. Ela formou um circulo com eles, colocou a caixa no meio e levou algumas ferramentas para que eles pudessem usar  (lupa, pazinha e ciscador de praia, uma ferramenta usada no biscuit que parece um ciscadorzinho) e expliquei que cada criança, uma de cada vez, poderia "descobrir" as pecinhas e coloca-la sobre as fotos do cartão de orientação.  


Com este material podemos estimular a atenção, concentração,  a percepção vicual, a coordenação motora e muito mais. Por isso, esta foi a primeira caixa sensorial que ela fez, mas com certeza não será a última, Ela já está planejando a próxima e quando estiver pronta mostrarei a vocês....

Nenhum comentário:

Postar um comentário